TROCA DE ÓLEO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER!

Pensando em viajar neste fim de ano? Não esqueça de fazer uma revisão no óleo do seu carro para não fazer feio e ficar na estrada! Separamos algumas dicas essenciais para você que pretende trocar, conferir ou comprar esse item indispensável para o bom desempenho do motor, confira.

Quando trocar?
A troca do óleo deve ser feita quando ela vencer o prazo estipulado pelo fabricante. Esse prazo geralmente é apresentado no manual do proprietário. No manual você também vai saber qual a quantidade de litros recomendado. A maioria das montadoras aconselha adiantar a troca de óleo em carros que andam muito.

E o nível?
Se você viaja muito ou utiliza o seu carro diariamente, o nível do óleo diminui devido a queima na câmara de combustão. Ainda que falte um tempo para a troca do óleo, o indicado é completar o nível sempre. As montadoras de automóveis recomendam baixar de 0,5 litros até 1 litro de óleo a cada 1000 km rodados, dependendo do modelo do seu carro, ano, etc.

Onde trocar?
De preferência em postos de gasolina ou oficinas. Para medir o nível do óleo, é essencial que o veículo esteja em um lugar plano e com o motor frio. Uns 10 ou 15 minutos com o carro parado são o suficiente. Lembrando que não existe necessidade de troca se o nível estiver entre o limite máximo e o mínimo.

E a temperatura do motor?
Diferente da medição do nível, para a troca do óleo o indicado é que o motor esteja quente. Desse modo o óleo ficará mais leve e fino.

E o filtro, quando trocar?
Sempre que houver a troca de óleo, não se esqueça de fazer a troca do filtro. O que irá assegurar que o motor não fique cheio de impurezas.

O óleo está preto, isso é ruim?
Você com certeza já deve ter ouvido alguém falar que quando o óleo está preto é porque está velho. Esqueça esse mito, o óleo preto significa que ele está lubrificando direito. Ressaltamos também, que tudo depende dos prazos de validade.  Esteja atento quanto a isso!

Óleo velho?
Positivo, o óleo também fica velho. Caso você não utilize seu carro com tanta frequência e consequentemente não obtenha a quilometragem estabelecida para a troca, precisa trocar o lubrificante depois de seis meses. Se ultrapassar esse prazo, o óleo envelhecido pode danificar a bomba de óleo, que é primordial para manter a lubrificação do motor do seu veículo.E aí, conseguiu tirar suas dúvidas quanto a troca de óleo? Não esqueça de deixar o seu comentário. Continue acompanhando nosso blog!