VAI SAIR NAS FÉRIAS? CONFIRA NOSSAS DICAS PARA UMA VIAGEM SEGURA


Colocar a segurança no trânsito em primeiro lugar é fundamental para ter uma viagem segura. Seja de carro ou moto, é importante estar ligado ao estado de conservação do seu veículo, sempre respeitando os limites do trânsito e seguindo o que se pede no manual do proprietário. Confira algumas dicas que separamos para você que está pensando em pegar a estrada.

Check-up no veículo

Antes de viajar é necessário que seu veículo passe por uma revisão geral. Fique atento ao nível do óleo, pneus e até na altura do facho do farol. Não esqueça também de conferir os equipamentos obrigatórios.

Averigue o óleo
Revise o conjunto mecânico antes de viajar. Sendo que o óleo do motor é um dos itens fundamentais para serem revisados. Fique de olho no nível do óleo e se o mesmo necessita ser trocado. Já apresentamos aqui no blog tudo o que você precisa saber sobre a troca de óleo.

Cuidado com os
pneus
Calibre os pneus! Dirigir com a calibragem dos pneus incorreta pode prejudicar a sua viagem. Além de abalar o consumo de combustível e reduzir a durabilidade da borracha. Confira a pressão indicada para o seu veículo e faça a regulagem corretamente.

Cuidado com os freios
Mesmo usando todos os dias, é importante verificar a manutenção dos freios antes de viajar. Lembre-se que parar é tão fundamental quanto acelerar. Não deixe de conferir esse item importante.

Use as luzes corretamente
Dirigir nas estradas com o farol baixo tornou-se obrigatório no Brasil. Engana-se quem acredita que esse é o único recurso óptico de um veículo. Conforme o modelo do automóvel, o motorista terá à disposição luzes de posição, de neblina e até de iluminação lateral.

Cuidado com seu pet
Deixar animais soltos nos bancos ou até mesmo no colo de alguém é uma prática proibida pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro). É importante transportar seu pet em equipamentos próprios e de segurança.

Confira o manual
Às vezes uma simples lida no manual do carro pode evitar algumas falhas. Ele contém informações fundamentais para o dia a dia e até mesmo como solucionar pequenos problemas. Muitas pessoas acabam nunca lendo o manual do automóvel, que é onde contém dicas importantes para o cuidado e manutenção do seu veículo. Ele pode conter dicas de como economizar combustível, desatolar, dirigir com segurança, dirigir em trechos alagados e até mesmo como lavar o veículo sem desgastar a pintura.

Tenho uma moto, quais cuidados devo ter?
Para quem vai viajar de moto, existem cuidados importantes que devem ser tomados. Utilizar roupas adequadas e fazer uma revisão detalhada na moto fará com que você faça uma viagem mais tranquila. Lembrando que também é importante consultar o manual para sanar dúvidas importantes.

Agora que você já sabe quais cuidados ter antes de pegar a estrada ficou muito mais fácil, não é mesmo? Lembre-se que a prevenção é essencial para diminuir acidentes! Continue acompanhando nosso blog!