Saiba como fazer a bateria durar mais

A bateria nada mais é do que uma fonte cumulativa de energia e também uma das partes mais importantes para todo o funcionamento do veículo.

Confira neste artigo algumas dicas de especialistas para cuidar da sua bateria.

Para que a sua bateria dure com qualidade, os especialistas indicam se atentar aos acessórios eletrônicos do seu carro, como o rádio, alarme, luzes internas e os componentes que nunca ficam desligados, como a central de injeção.

O principal ponto de atenção para os componentes eletrônicos, principalmente rádio e caixas de som, é na verificação do tipo dos aparelhos. Alguns modelos não são os mais ideais para a capacidade máxima da bateria instalada no carro, e isso pode causar um consumo de energia acima da média, prejudicando o desempenho de todo o carro e também da vida útil da bateria.

É importante verificar a capacidade da bateria em algumas situações: ao decidir instalar um alarme, rádio ou caixas de som, indica-se buscar por produtos originais e conversar com um profissional de mecânica elétrica, porque sistemas de som mais potentes costumam exigir mais da bateria, e se você busca por um som de primeira no seu carro, precisa antes pensar na bateria. Outra dica simples é retirar a frente removível dos rádios que possuem essa função.

Caso o seu carro fique estacionado na garagem por muito tempo, os especialistas também indicam ligá-lo com frequência para que a bateria não enfraqueça e também desligar o terminal positivo da bateria, caso fique parado por mais de 20 ou 30 dias.

Também orienta-se manter as capas protetoras nos terminais. Elas evitam o risco de curto-circuito, pois isolam o contato com objetos metálicos.

Verifique os equipamentos ligados e desligados

Antes de dar a partida ou desligar o carro preste atenção se o rádio, luzes e o ar-condicionado estão ligados. Se estiverem, desligue-os para funcionar ou desligar o carro, isso também ajuda com a vida útil e qualidade da sua bateria.

Pise na embreagem

Em dias frios coloque o pé até o final da embreagem no momento da partida do carro. Isso tira um pouco do esforço feito pela bateria, que fica apenas responsável pelo movimento do motor para fazer o carro funcionar.

Aplicando estas dicas no seu dia a dia, a bateria de seu automóvel com certeza vai durar mais e com qualidade!