Revisão de férias: o que conferir no seu carro antes de cair na estrada

 

Férias ou feriados prolongados são períodos muito aguardados por todos, e muita gente opta por pegar a estrada para curtir a folga. Para que sua viagem seja inesquecível apenas pela diversão, é indispensável tomar alguns cuidados com o veículo e, assim, ficar livre de qualquer imprevisto.

Mas para ter uma viagem tranquila, sem transtornos com o seu automóvel, o que é preciso fazer? Para começar, é necessário ter alguns cuidados preventivos, como realizar uma revisão no carro, por exemplo. A revisão deve ser feita sempre dentro dos prazos, principalmente antes de viajar.

 

O QUE DEVO AVALIAR NO CARRO ANTES DE VIAJAR?

Antes de pegar a estrada, é preciso rever todos os acessórios. Alguns itens podem ser analisados por especialistas, outros por você mesmo, mas é importante que tudo esteja em dia e que todas as peças estejam dentro da quilometragem recomendada pelo fabricante. A verificação de alguns itens e serviços é fundamental:

– Pneus

– Rodas

– Triângulo, macaco e chave de roda

– Alinhamento da suspensão

– Barulhos na suspensão

– Fluidos

– Sistema elétrico

– Balanceamento das rodas

A verificação e a confirmação de que está tudo certo com esses itens ajuda a evitar uma série de imprevistos que podem ocorrer com quem decide pegar a estrada. Mas e se você tiver feito a revisão recentemente? Precisa verificar tudo isso novamente?

 

COM QUE FREQUÊNCIA É PRECISO FAZER REVISÃO NO CARRO?

Em geral a revisão deve ser feita a cada seis meses ou 10 mil quilômetros rodados, o que ocorrer primeiro. Porém, o mais assertivo é consultar o manual do proprietário.

Esses prazos valem, inclusive, para carros que ficaram parados por muito tempo. É importante lembrar que carros zero quilômetro exigem revisões obrigatórias.

 

PRECISO FAZER A REVISÃO TODA VEZ QUE FOR VIAJAR?

Sim. Sempre que você for pegar a estrada é essencial fazer uma revisão geral do carro, mesmo que você tenha realizado um check-up do carro há pouco tempo. Se você fez a revisão há uma semana, por exemplo, com certeza já fez pensando na viagem e não precisa fazer outra, a não ser que você perceba que há algo fora do normal.

Se as revisões forem periódicas, teoricamente o carro estará preparado para encarar qualquer viagem sem preocupação. No entanto, na prática, as coisas não acontecem de forma tão simples. Por isso, a recomendação é que, em caso de uma viagem mais longa, seja feita uma revisão antes.

 

A IMPORTÂNCIA DA REVISÃO DO CARRO

revisão no carro não deve ser feita apenas quando o problema surgir. Pelo contrário, deve ser encarada como um trabalho de prevenção. Assim como nós vamos ao médico realizar exames periódicos, devemos fazer da mesma forma com os automóveis.

A revisão é a grande responsável pelo desempenho adequado do carro e por prever o desgaste das peças do veículo, fazendo com que o proprietário tenha uma economia ainda maior com o seu automóvel.

 

Revisão no caro antes de viajar

Fazer a revisão do carro antes de pegar a estrada pode não ser uma obrigação, mas é uma grande medida que vai possibilitar uma viagem tranquila e sem preocupação. Para isso, procure um local de confiança e tenha uma equipe comprometida em realizar a melhor revisão em seu carro.

Gostou deste? Então não deixe de compartilhar este conteúdo com seus amigos nas redes sociais!