Responsabilidades das oficinas mecânicas: o que eu preciso saber?

 

Administrar uma oficina não é para qualquer um: além de ter gosto pelo que faz, é preciso atuar com sabedoria e traçar uma evolução constante para garantir o crescimento do negócio. Por isso, é preciso ter em mente algumas responsabilidades da oficina mecânica.

Não dá para colocar a culpa sempre na sorte, no mercado ou até mesmo na concorrência. Antes de mais nada, é preciso assumir algumas responsabilidades que são essenciais ao negócio e podem fazer a diferença no posicionamento da oficina no mercado, passando uma imagem séria e de confiança para os consumidores.

É preciso assumir a frente do negócio para aproveitar a boa maré e se destacar. Siga conosco e confira o que é preciso fazer para atingir esse objetivo!

 

5 responsabilidades da oficina mecânica que você deve assumir

Para ajudar você na tarefa de fazer uma boa gestão da oficina e trazer bons resultados para o negócio, selecionamos as 5 principais responsabilidades que um dono de oficina mecânica deve assumir para o negócio prosperar.

São responsabilidades essenciais e que devem ser conhecidas e tomadas paulatinamente, garantindo que os processos estão em ordem antes de passar para os próximos passos. Confira agora as responsabilidades que você deve assumir em sua oficina mecânica:

 

  1. Conhecer seus deveres como oficina

Conhecer seus deveres como prestador de serviços automotivos é a primeira responsabilidade a ser assumida. Isso porque ela é uma das principais e também a que pode trazer problemas judiciais, caso seja descumprida ou deixada de lado.

Entregar o serviço que o cliente pediu e realizá-lo da melhor maneira possível é apenas o começo, afinal, existem amparos legais para diversas outras situações que acontecem dentro da oficina e que o gestor muitas vezes desconhece. Veja algumas situações em que a oficina pode ser responsabilizada por lesar o cliente, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC):

SERVIÇO ATRASADO

Se o serviço demorar para começar a ser realizado ou demorar mais do que o tempo previsto para ser finalizado, sem aviso prévio, o cliente pode acionar a justiça para requerer o carro de volta, com reembolso corrigido, com a justificativa de que suas atividades do dia a dia e também de trabalho foram prejudicadas (Amparo Legal: artigo 35, incisos I, II e III, do CDC);

SERVIÇO PAGO E NÃO REALIZADO

Se o cliente já pagou pelo serviço e, por algum problema operacional na oficina, ele ainda não foi realizado, o consumidor também pode pedir seu dinheiro de volta com correção, utilizando recibos e até orçamentos da oficina como provas (Amparo Legal: artigo 51, incisos I do CDC);

RECUSA DE ENTREGAR O CARRO AO CLIENTE

Se, por alguma razão, a oficina se recusar a devolver o carro ao cliente, mesmo nos casos em que haja descumprimento do pagamento por parte do consumidor, ela estará cometendo o crime de apropriação indébita e pode gerar até cadeia (Amparo Legal: artigo 168 do Código Penal — pena de reclusão de um a quatro anos e multa). Portanto, vale mais devolver o veículo e reunir as provas do não pagamento do serviço para acionar a Justiça nesses casos;

REINCIDÊNCIA DO PROBLEMA

Capriche no serviço prestado. Por todo serviço reincidente, ou seja, se o carro voltar à oficina com o mesmo problema logo depois de ter sido consertado, a oficina pode ser responsabilizada. O cliente pode solicitar o reembolso total das peças trocadas e até parte da mão de obra investida, com correção monetária.

Caso o problema seja da peça trocada, o cliente pode pagar apenas pela peça substituída, ficando a segunda mão de obra a cargo da oficina (Amparo Legal: artigos 14 e 20, parágrafos 1º e 2º, incisos I,II e III, do CPDC).

Essas são apenas algumas das responsabilidades que a oficina tem com o carro e com o cliente, mas que, muitas vezes, passam despercebidas pelos gestores de oficinas mecânicas.

 

  1. Prezar pela organização

Uma oficina organizada é uma oficina de sucesso, sem exageros. Além de evitar contaminações e sujeiras desnecessárias na montagem e desmontagem dos carros, um ambiente limpo e organizado também passa mais credibilidade ao consumidor.

Portanto, é responsabilidade do gestor garantir que o ambiente esteja sempre organizado. Para isso, se preciso, invista em organizadores de ferramentas e equipamentos que facilitem o trabalho sem gerar tanta sujeira.

 

  1. Manter um ótimo relacionamento com os clientes

Seus clientes são a chave do negócio. Sem eles, sua oficina não teria como faturar e manter seu funcionamento. Por isso, cultivar um excelente relacionamento com seus clientes é fundamental para o sucesso da oficina. Com isso em mente, preze pelo atendimento, seja claro e esteja sempre à disposição deles. Mostre que sua oficina é a cara do dono e que eles podem contar com você sempre.

Invista também em mimos como lixeiras para o interior do carro, aromatizantes, adesivos, chaveiros e cartões para seus clientes. Além de agradá-los, quando acontecer algo com o carro, seu número estará sempre à mão para uma ligação.

 

  1. Oferecer os melhores treinamentos aos funcionários

Não tem jeito, o mundo está evoluindo rápido demais e não dá para ficar parado no tempo. Nesse cenário, de nada adianta ter o melhor ambiente e o melhor atendimento se sua equipe não está preparada para lidar com serviços mais complexos e carros mais modernos.

Assim, é essencial que você ofereça qualificações e cursos regulares para seus funcionários, mantendo-os atualizados com o que há de mais moderno no mercado. Esse investimento trará muito retorno, afinal, a qualidade do serviço melhora e também aumenta a quantidade de veículos e serviços que sua oficina consegue atender.

 

  1. Escolher bons fornecedores

Outra responsabilidade importante, mas que os donos de oficina costumam dar pouca importância é a escolha de fornecedores de qualidade. Serão eles os seus maiores parceiros no dia a dia da oficina e não podem ser qualquer um.

Prefira sempre empresas sérias, como a Ramos e Copini Autopeças, que cumpre os prazos à risca e que trabalha distribuindo somente produtos de qualidade. Afinal, quando a peça é instalada no carro, é a sua reputação que está em jogo e escolher um parceiro de confiança vai ajudá-lo muito nisso.

E então, sabia que as responsabilidades da oficina mecânica eram tantas assim? Conte para a gente nos comentários o que achou!

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