Oficina mecânica moderna: o que uma oficina de ponta oferece?

O segmento de oficinas mecânicas é um dos mais concorridos. Basta uma simples caminhada pelo bairro ou quarteirão e, possivelmente, serão avistados diversos estabelecimentos oferecendo esse serviço. Por isso, para ter sucesso nesse ramo é preciso se destacar na multidão, é preciso ser uma oficina mecânica moderna.

Oficinas de manutenção e troca de óleo existem em milhares. No entanto, se o cliente deseja algo diferenciado, terá certa dificuldade para encontrar. Dessa forma, é preciso evoluir para alavancar o número de clientes fiéis.

Neste artigo apresentaremos 6 itens necessários para transformar estabelecimentos convencionais em oficinas de ponta. Acompanhe a leitura e descubra.

 

  1. EQUIPAMENTOS E FERRAMENTAS NOVAS

Investir em novos equipamentos e tecnologia de ponta é essencial para o reconhecimento de uma oficina moderna.

A verdade é que fica praticamente impossível definir um estabelecimento como moderno, quando são utilizados equipamentos e ferramentas velhas para desenvolver o serviço. Além de correr o risco de atrapalhar os processos, materiais obsoletos comprometem a qualidade final do serviço prestado.

Porém, é importante fazer um estudo sério sobre a possibilidade de comprar equipamentos novos. Não adianta tentar modernizar a oficina por meio de medidas que não estão dentro da capacidade financeira da empresa.

Uma dica interessante é começar trocando os equipamentos que estão mais precários ou que gerarão mais produtividade e, depois, aqueles que só precisam de novas versões.

 

  1. VARIEDADE DE SERVIÇOS E PRODUTOS

Oficinas modernas prestam o maior número de soluções aos clientes em termos de serviços. Aquela velha placa “revisão e troca de óleo” é coisa do passado. O consumidor quer se sentir abraçado em qualquer lugar, principalmente em locais os quais ele confia um dos seus maiores bens: o carro.

Muitas vezes, o cliente necessita de diferentes tipos de serviço na mesma visita. Quando a oficina é limitada nesse sentido, perde a oportunidade de garantir um bom retorno financeiro, além de deixar o consumidor frustrado, fazendo com que ele procure outro estabelecimento para finalizar os ajustes.

Além de oferecer serviços diferenciados, oficinas modernas já dispõem de produtos para os consumidores. Enquanto aguarda o serviço ser completado, o cliente pode olhar a vitrine com produtos e utilitários para o carro, como:

– Aditivos;

– Tapetes para carro;

– Limpadores de para-brisa;

– Capas para volante e bancos, e;

– Óleos lubrificantes.

 

  1. AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS DE GESTÃO

Anotações em agendas ou papéis de rascunhos já não funcionam. Uma oficina moderna oferece serviços digitais, com organização. Dessa forma, os clientes da oficina se sentem muito mais satisfeitos quando podem agendar o serviço por meio de canais de comunicação — Facebook, Whatsapp ou outros aplicativos de mensagens, por exemplo.

Contar com um software para gerenciar o negócio também é importante. Ele possibilita uma gestão automatizada, garantindo que o líder da oficina tenha um maior controle sobre todos os processos que ocorreram durante o dia, evitando falhas e mantendo a organização.

O fato é que a modernização passa muito por ter a maior parte dos processos automatizados dentro de qualquer empresa. Utilizar a tecnologia como aliada é a maior prova que a oficina está evoluindo.

 

  1. ATENDIMENTO CUSTOMIZADO

“A primeira impressão é a que fica”. Todos já ouvimos e até falamos essa frase muitas vezes. Por isso, os gestores de oficinas modernas perceberam que oferecer um atendimento customizado é uma ótima prática para fidelizar os clientes.

Treine a sua equipe de funcionários, desde recepcionistas até mecânicos, para que todos estejam preparados para se comunicar com os clientes de forma correta e serena. Quando o cliente percebe esse diferencial da parte dos funcionários, ele fica mais confortável naquele ambiente.

Outra forma de mostrar um trabalho customizado é dar ênfase na sustentabilidade. Deixar claro que a oficina se preocupa com o meio ambiente é importante. Oficinas mecânicas lidam diariamente com produtos que são prejudiciais à natureza. O gestor deve mostrar que todo esse material é descartado de forma correta e que o respeito ao meio ambiente é um valor defendido pela empresa.

 

  1. INSTALAÇÕES LIMPAS E ORGANIZADAS

A visão de que as oficinas mecânicas precisam ser ambientes sujos e sem as melhores condições de trabalho ficou ultrapassada. As oficinas modernas se preocupam em demonstrar um ótimo aspecto estético e priorizam sempre as melhores instalações.

Por muito tempo se perpetuou a ideia de que oficinas mecânicas eram lugares exclusivamente masculinos, sendo assim, não era necessário se preocupar com o ambiente ou instalações. Uma ideia errada, ainda que fosse só para homens.

A evolução chegou não somente por meio da tecnologia, mas também com a quebra de preconceitos e ideias retrógradas. Tanto os homens quanto as mulheres devem estar na oficina.

Além disso, não é viável fazer o cliente esperar por horas em pé enquanto o seu veículo fica pronto — sem falar que precisa aguardar no meio de mecânicos e ferramentas. Modernizar as instalações é ter disponível, por exemplo: sala de espera, serviço de wifi, banheiros limpos para homens e mulheres, estacionamento etc.

 

  1. SITE E BLOG PARA EDUCAR, INFORMAR E ATRAIR CLIENTES

O site é até mesmo um chamariz para mostrar tudo que foi investido na oficina. Mas, é importante que ele seja realmente funcional, não apenas com imagens ou animações vazias. Pontos essenciais para que sua página seja realmente útil:

– Localização;

– Informações de contato;

– Serviços prestados;

– Qualificação da equipe.

Para complementar o site, que é uma página estática, a empresa precisa utilizar um blog, gerando conteúdo relevante para o seu público e guiando-o em uma jornada de compra. Além disso, esse é um excelente meio para tornar a companhia referência no mercado e fazer campanhas de marketing digital segmentadas, aumentando a taxa de conversão.

A grande vantagem dessa estratégia é que ela é facilmente mensurada, possibilitando que o gestor identifique o que mais agrada os clientes e o que precisa ser ajustado para melhorar ainda mais o nível de serviço.

Esses foram pontos diferenciados que uma oficina mecânica moderna deve oferecer. É claro que nem tudo mostrado é fácil e nem pode ser feito de maneira rápida — reformulações levam tempo e exigem investimento. Porém, a mudança e evolução são sempre necessárias para quem quer se destacar na multidão. Dê o primeiro passo e transforme o seu estabelecimento em uma oficina mecânica moderna.

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