Junta de cabeçote: descubra o que é e qual sua importância

Boa parte das pessoas que têm automóvel já ouviram falar dela em algum momento. Alguns podem não fazer a mínima ideia do que se trata, porém, seu nome é muito lembrado, especialmente quando ela apresenta problema. Estamos falando da junta de cabeçote, uma peça essencial para o funcionamento do motor.

Neste texto, você vai aprender tudo sobre a junta de cabeçote. O que é, para que serve, como se dá seu funcionamento e qual a importância para o desempenho do motor.

 

O QUE É A JUNTA DE CABEÇOTE?

Esta peça é responsável pela junção mecânica do bloco com o cabeçote. A junta de cabeçote (pode ser metálica multicamada, de metal elastômero ou de metal) realiza a união das partes metálicas — evitando o vazamento de resíduos em outras partes do motor.

Normalmente a junta de cabeçote é produzida a partir de cartões grafitados, recebendo reforço de uma camada interior feita de aço, cobre ou de múltiplas folhas de aço, que ajudam dando mais segurança e resistência à peça.

 

PARA QUE SERVE A JUNTA DE CABEÇOTE? QUAL É A SUA IMPORTÂNCIA?

Essa peça tem como principal função selar os gases quentes produzidos durante uma combustão, além de manter o óleo, o líquido de arrefecimento e os cilindros bem separados, para que não exista alguma contaminação que possa vir a comprometer o bom funcionamento do motor.

Desta forma, qualquer vazamento pode causar defeitos nos componentes do motor e, assim, criar um colapso no veículo. Então, sempre que houver sinais de falha na junta de cabeçote, o melhor a fazer é procurar um profissional mecânico para realizar a manutenção necessária no motor.

É importante citar que a junta de cabeçote também tem a função de fusível, pois caso o motor venha a apresentar alguma inconformidade no funcionamento, a junta, poderá apresentar alguma avaria — alertando o motorista sobre o problema. Desta forma, outras peças serão preservadas.

O aquecimento do motor é um dos responsáveis pelos danos gerados na junta de cabeçote e no motor. Vários fatores podem levar uma máquina ao superaquecimento, desde um vazamento de água ao mau funcionamento de válvula termostática. No entanto, o pior dos problemas relacionados ao aquecimento é quando ele ocorre de forma rápida.

 

QUAIS PEÇAS FAZEM PARTE DA JUNTA DE CABEÇOTE?

Uma vez danificada, a junta de cabeçote precisa ser trocada. Uma manutenção também deve ser feita no cabeçote e no bloco, para conferir se não houve empeno das peças, pois ambos os componentes sofrem torções com os altos níveisde temperatura.

Nestes casos, não é suficiente apenas fazer a troca da junta, é preciso realizar um trabalho de retífica, consertando a superfície danificada. Do mesmo modo, como parafusos não podem ser reutilizados — pois há o risco de romperem e causarem vazamentos —, seu valor deve ser incluído na troca. Caso contrário, isso vai fazer com que você tenha que pagar por um novo serviço.

Segue abaixo os elementos que compõem o kit da junta de cabeçote:

– Junta do cabeçote;

– Junta da tampa de válvulas;

– Junta do coletor de escape;

– Junta do coletor de admissão;

– Retentores de válvulas;

– Retentores de comando;

– Parafusos elásticos

 

COMO SE DÁ O FUNCIONAMENTO DA JUNTA?

Primeiramente, o material da peça deve estar em condições de impedir a entrada da mistura gasosa, do óleo ou da água nos circuitos adjacentes, para que a junta performe da melhor forma possível.

Para realizar o teste do funcionamento desta peça importantíssima para o carro, e saber se você tem rodado com ela danificada, é necessário usar um testador de vazamento de combustão. Esta ferramenta poderá verificar se há vazamentos de gases do líquido de arrefecimento.

Para isso, o equipamento deve ser acoplado ao radiador, que precisa estar fechado. Após isto, basta inserir um líquido para a realização do procedimento. Caso o líquido ficar amarelo após a partida no carro, há enormes chances de a junta de cabeçote apresentar problemas.

Agora você sabe como a junta de cabeçote é uma peça fundamental para o bom funcionamento do motor, certo? Por isso, exija sempre o uso de peças de qualidade e lembre-se de realizar manutenções preventivas, Ok?

Na Ramos e Copini Autopeças você encontra juntas de cabeçote e retentores da BASTOS JUNTAS, marca consolidada com 30 anos de mercado, utilizando da mais alta tecnologia existente na produção destes importantes componentes. Fale com nosso time de vendas no WhatsApp e saiba mais: