Dicas para oficinas: reduzindo custos sem impactar na qualidade dos serviços

 

Umas das principais dicas para oficinas mecânicas é reduzir os custos. Mas como fazer isso sem impactar na qualidade dos serviços oferecidos por sua oficina? Neste post, vamos apresentar algumas dicas que vão ajudar a reduzir os custos, mantendo a qualidade dos serviços que você oferece.

Afinal, todos nós sabemos que os consumidores atuais procuram por empreendimentos que praticam preços justos e asseguram a qualidade no serviço prestado.

Pois então, quer ficar por dentro do assunto? Acompanhe com muita atenção o nosso artigo, aprenda nossas dicas e coloque-as em prática. Tenha um empreendimento de muito sucesso!

 

  1. Dicas para oficinas: faça uma análise da sua

Umas das dicas para oficinas é fazer a análise do empreendimento. Antes de tomar qualquer atitude para reduzir seus custos, saiba onde sua oficina realmente gasta mais do que o necessário. Para isso, você deve analisar todos os seus gastos em um período de tempo. Pegue como exemplo os últimos 12 meses e reconheça os pontos onde o custo foi exagerado.

 

Ao fazer essa análise, você conseguirá identificar se o custo foi maior por causa do uso de algum equipamento ou produto ou pelo tempo excessivo gasto em uma tarefa. Tudo isso faz com que o custo da oficina cresça ao longo do tempo.

Entretanto, para fazer essa análise, conte com um sistema de Oficina Integrada, que o ajudará na hora de fazer o diagnóstico dos seus gastos. O ideal é que se tenha um relatório de fluxo de caixa, onde você verá o exato ponto em que seus custos passaram a aumentar, e então você poderá fazer uma análise minuciosa a partir deste documento.

  1. Evite desperdícios

Depois de fazer a análise dos custos, você deve encontrar a causa dos desperdícios. Elas podem estar nos produtos utilizados durante os serviços de reparo e manutenção. Para solucionar o problema, você pode tomar algumas atitudes. Uma delas é acompanhar de perto como seus mecânicos realizam algumas tarefas.

Verifique o exato ponto onde acontecem os desperdícios. No entanto, entenda que isto não deve ser feito para ameaçar seus funcionários, mas como uma ação que deve ter caráter educativo, ou seja, ensinar ao mecânico a melhor maneira de utilizar os produtos.

  1. Mantenha uma boa gestão do estoque

Na lista de dicas para oficinas está a boa gestão do estoque. Manter seu estoque organizado é uma excelente maneira de reduzir os custos. Se você sabe quantos produtos estão estocados, pode fazer um controle mais específico e pontual do que é utilizado.

Assim, quando o mecânico apontar na ordem de serviço que utilizou tal item, o mesmo já será descontado do estoque e você poderá fazer o acompanhamento em tempo real.

  1. Invista em seus colaboradores

O investimento em seus colaboradores deve estar na lista de dicas para oficinas. É que quanto mais você investe em capacitação profissional e em equipe qualificada, mais você evita prejuízos com mau uso do equipamento da sua oficina mecânica.

Lembre-se que uma mão de obra treinada realiza os serviços de forma mais consciente, sem gerar gastos desnecessários. Além disso, os colaboradores serão mais eficientes nos reparos e nas manutenções dos automóveis.

  1. Mantenha sua oficina organizada

Treinar e capacitar seus colaboradores também deve fazer parte das suas dicas para oficinas. O treinamento e a capacitação são maneiras de elevar o nível de habilidade do seu time de profissionais. No entanto, organizar e aproveitar o espaço de trabalho também motivam o profissional que trabalha na oficina mecânica.

Portanto, treine os mecânicos para que eles sejam organizados. As peças que somem geram gastos desnecessários ou atrasam a entrega dos serviços.

Além disso, os clientes que entram numa oficina organizada saem de lá com uma boa impressão da empresa. Para deixar sua oficina organizada, invista em carrinhos e caixas de ferramentas designadas para cada peça. Não se esqueça de incentivar os funcionários a limparem o espaço de trabalho depois que terminarem o serviço.

  1. Tenha equipamentos de qualidade

Uma boa oficina mecânica precisa ter equipamentos de qualidade para reduzir seus custos. Por isso, veja as necessidades da sua oficina, os serviços que ela oferece, os equipamentos que possui. Procure por empresas que têm experiência no mercado automotivo e adquira os equipamentos desses fabricantes. Escolha os equipamentos que oferecem garantia.

 

Não se esqueça que os equipamentos mais modernos não são um gasto supérfluo. Pelo contrário, é um investimento que trará um grande retorno para sua oficina mecânica e isso acontecerá em pouco tempo.

Agora que você aprendeu essas 6 dicas para oficinas mecânicas para reduzir custos sem impactar na qualidade dos serviços, que tal colocá-las em prática agora mesmo? Siga as nossas sugestões e faça a economia necessária para alavancar seu negócio!

Precisando de algum produto? Clicando na imagem abaixo você pode falar com a Ramos e Copini diretamente no Whatsapp. Que tal tentar?