Descubra como escrever um checklist para a sua oficina mecânica

Ter uma oficina mecânica não é uma tarefa simples. Muitas são as atividades que devem ser feitas para garantir a eficiência e qualidade do serviço prestado. Para facilitar essas tarefas, é preciso saber como escrever um checklist.

Checklists nada mais são do que listas com tarefas de devem ser feitas para que um processo seja realizado com sucesso, podendo contar com passo a passo da atividade, em alguns casos ser uma relação de itens ou mesmo tarefas sem relação. De qualquer forma, é necessário saber como usar essa ferramenta de forma correta.

Pensando nisso, colocamos abaixo as melhores dicas de como escrever um checklist completo e funcional para sua oficina mecânica! Confira:

 

Comece separando processos

O primeiro passo para escrever um checklist é fazer um levantamento das atividades, processos e responsabilidades que precisam ser organizados em listas, para que nada seja esquecido. Algumas tarefas comuns são:

– Compra de peças e equipamentos;

– Treinamento do time;

– Orçamentos de serviço;

– Procedimentos com os automóveis;

– Planejamento financeiro (pagamentos de impostos, funcionários e contas).

O ideal é levantar essas tarefas gerais e tentar pensar no processo exato feito para que elas sejam executadas com eficiência. Com isso em mente, podemos passar para o próximo passo que é criar o checklist em si.

 

Crie checklists curtos e simples

Com suas tarefas mapeadas, é preciso pensar em checklists individuais para cada uma delas, dessa forma sua lista fica curta e mais simples. Isso é importante para que o checklist seja funcional e não apenas mais um livro de instruções que você não irá usar.

Mesmo assim, é importante não deixar tarefas menores, porém importantes, de fora da sua lista! Ela pode ser mais longa, o importante é que o seu processo esteja todo listado e tudo será feito com certeza e precisão.

 

Coloque ordem de importância

Outra dica que ajuda na criação de um checklist de qualidade é organizar tarefas considerando sua importância para o resultado final, dessa forma, caso algo tenha que ser eliminado ou postergado, não será uma tarefa de muita importância.

 

Revise todos os pontos

Com seus checklists prontos, faça uma revisão e verifique se todos os pontos foram colocados na lista. Uma dica legal é pedir para outros membros do time avaliarem e revisarem pra você também, dessa forma fica mais difícil esquecer algum item importante. Lembre-se que essas listas serão usadas por eles, melhorando sua produtividade, portanto, é importante que eles contribuam.

 

Faça adaptações

Por fim, não se esqueça de sempre fazer adaptações em seu checklist, principalmente quando são tarefas em passo a passo, como atividades de manutenção e consertos de automóveis. Elas são necessárias quando algo muda no processo e ele passa a ser feito de forma diferente.

Agora que você sabe como escrever um checklist de maneira bem simples, você passa a realizar as diversas tarefas da sua oficina com mais eficiência. Não se esqueça de sempre repassar essas listas para os funcionários e se certificar que eles estão seguindo o que foi definido!

E você, como faz para cuidar de sua oficina e não deixar nenhuma tarefa de lado? Comenta aqui se você acha que escrever um checklist vai te ajudar nessa missão!

 

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