Bateria do carro no outono: principais cuidados

 

No outono e inverno, devido às baixas temperaturas, o motor do seu carro exige mais energia da bateria para entrar em funcionamento. Por isso, nesta época do ano, existe um risco maior da bateria sofrer um desgaste se for usada incorretamente. Mas como preservar a bateria do carro no outono e inverno?

 

Bateria do carro no outono e inverno

Através de pequenos cuidados, você pode garantir uma durabilidade maior da bateria do seu carro de até 20%. É recomendado a verificação de alguns itens de segurança do veículo para poupar e preservar a vida útil da bateria.

Da mesma forma que é importante conferir a pressão dos pneus e o nível de óleo do motor, a inspeção do sistema elétrico do veículo também deve fazer parte dos hábitos de todos os motoristas para evitar surpresas desagradáveis.

Trocar a bateria no início do outono pode ser muito mais vantajoso do que ter uma falha mais adiante, no inverno. Vá a uma oficina mecânica e solicite a verificação da carga da sua bateria.

 

Revise o sistema elétrico

É um dos cuidados para bateria do carro no outono e inverno que muita gente ignora. Com uma rápida revisão do sistema elétrico do veículo é possível evitar uma série de problemas e até panes elétricas inesperadas.

O maior problema é que muitos motoristas se esquecem de levar o veículo a um mecânico de confiança para fazer uma revisão geral na parte elétrica. É fundamental fazer um teste para identificar a performance atual da bateria e do alternador para verificar se ele está recarregando a bateria adequadamente.

 

Limpe o zinabre

Talvez você tente ligar o veículo e ele não dê nenhuma resposta, o que pode ser sinal de falta de corrente elétrica. Isso pode ser zinabre! Não sabe o que é? É muito fácil verificar: se os dois polos, estiverem com um jeito esverdeado, ou até mesmo um pó verde espesso ao entorno é zinabre. Para limpá-los emergencialmente, jogue Coca-Cola, pois sua acidez remove o zinabre. Faça uma chupeta pra ligar de novo motor, e não se esqueça de depois lavar tudo com água pura.

 

Não force a partida do carro

Em épocas de temperaturas muito baixas, é normal o carro demorar 1 ou 2 segundos a mais para funcionar. Se o motor não dá partida na primeira ou segunda tentativa, você jamais deve forçar o funcionamento do seu carro, pois pode danificar o motor de arranque ou até a própria bateria. Chame um mecânico eletricista e veja onde está o problema.

Fale com a Ramos e Copini no Whatsapp: