6 cuidados que você deve ter em viagens de férias

As viagens de férias estão chegando e, com elas, o tão esperado descanso e diversão. Porém, para que saia tudo como planejado e evitar dores de cabeça, é preciso tomar alguns cuidados e garantir que tudo saia tudo perfeito.

O período de férias é sempre uma época de muitas viagens. Por coincidir com o período de férias escolares, essa época costuma ser bastante movimentada nas estradas, aeroportos, praias e outros lugares turísticos.

Segundo o Ministério do Turismo, mais de 21% dos brasileiros farão viagens neste final de ano e o número de viagens de carro deve crescer também 29% em relação ao ano passado. O destino preferido dos turistas são as praias em geral, mas especialmente no Nordeste. Por isso, é bom estar preparado para fazer a sua viagem tão planejada dar certo.

No post de hoje, mostraremos os principais cuidados que você precisa tomar em viagens de férias. Seja na estrada, com o carro, reservando hotéis e, até mesmo, cuidando para que tudo permaneça como você deixou antes de sair de casa, seguindo nossas dicas, vocês ficarão tranquilos!

 

6 CUIDADOS PARA AS VIAGENS DE FIM DE ANO

Separamos os 6 principais cuidados para se tomar durante suas viagens de férias. Eles vão desde os cuidados com o carro até a checagem de reservas e as precauções com a casa antes de botar o pé na estrada. Vamos começar?

 

  1. Faça a revisão do veículo

Sair para viajar sem revisar o carro não é uma boa ideia nunca. Ainda que o carro não tenha nenhum problema e tudo esteja funcionando normalmente, o tempo em que o carro é exigido numa viagem é muito maior do que o habitual dentro da cidade e é aí que alguns problemas “ocultos” podem aparecer.

Por isso, nunca saia de casa sem antes passar em sua oficina de confiança e pedir uma revisão pré-viagem. Além de manutenções preventivas e checagem de itens críticos, coisas mais simples como a checagem das lâmpadas, o rodízio dos pneus e até o alinhamento e o balanceamento ajudam a deixar a viagem mais confortável e segura para todos.

Lembre-se também que o kit de segurança (estepe, macaco, triângulo e chave de roda) além de essencial em caso de pane, também é obrigatório por lei.

 

  1. Prefira carros mais confortáveis

Esse período também costuma ser a época preferida de muita gente para trocar de carro. Se esse for o seu caso, una o útil ao agradável e escolha um carro mais confortável para o seu dia a dia e também para as viagens de férias.

Além de itens de conforto como ar-condicionado, direção hidráulica, bancos de couro e um bom espaço interno, considere também alguns outros “mimos”, como o câmbio automático. Esse item é vital, especialmente para quem gosta de praias e enfrenta congestionamentos regularmente.

 

  1. Capriche nos suprimentos

Uma viagem longa de carro exige cuidados não só com o veículo, mas com todos os ocupantes. Por isso, garanta os suprimentos necessários para você e seus passageiros fazerem uma viagem tranquila e confortável.

Itens como água, snacks, frutas e até lanches naturais, que podem ser comprados em redes de conveniência ou preparados em casa, não devem ficar de fora. Prefira sempre mantimentos leves para evitar problemas com enjoo durante algumas viagens.

Além disso, considere também contar com um kit de primeiros socorros. Esses kits costumam ser vendidos prontos em farmácias e são muito úteis durante qualquer viagem.

 

  1. Não exagere nas bagagens

Quem nunca passou por aquela viagem em que não coube tudo no porta-malas e iam todos esmagados no carro entre as bagagens? Pois é, essa não é uma situação legal para ninguém.

Na hora de fazer as malas, leve apenas o essencial para aproveitar a viagem e evite exageros, especialmente se for viajar de carro ou de avião, onde a quantidade de bagagens pode atrapalhar no conforto ou, até mesmo, deixar sua viagem mais cara.

Além disso, pouca gente sabe, mas o transporte de bagagens soltas ou nos bancos de passageiros é proibido por lei e pode gerar multa, atrapalhando suas férias. A penalidade pode chegar a custar R$127 e o motorista perde cinco pontos na carteira.

 

  1. Cheque as reservas

Não deixe para verificar suas reservas somente na véspera da viagem. Principalmente nesta época de alta temporada, com o volume de pessoas nos hotéis bastante alto, algumas confusões podem acontecer e checar se está tudo certo com antecedência ajuda a evitar dores de cabeça no destino.

Se você escolheu o hotel através de sites de reserva, certifique-se de imprimir o cartão/voucher de reserva para apresentar na chegada ao destino. Além disso, alguns dias antes, perca uns minutinhos do seu dia ligando no hotel para confirmar se está tudo certo para a sua estadia.

Verifique também toda a sua documentação e a da sua família — especialmente se houver crianças — antes de sair de viagem. A falta de algum documento pode causar problemas no momento do check-in no hotel.

 

  1. Cuide da casa enquanto estiver fora

Todo mundo fica com aquela preocupação com a casa enquanto está fora. É normal, afinal, dificilmente nos ausentamos por muito tempo de nossos lares e uma viagem costuma dar uma sensação de insegurança nesse sentido.

Por isso, para ajudar a aliviar a preocupação e também garantir que ela esteja mais segura, antes de viagem, avise seus vizinhos de confiança sobre a viagem e peçam para que fiquem de olho enquanto sua família está fora.

Peça ainda para que seus familiares façam visitas periódicas à casa, ou mesmo passem de carro em frente ao local algumas vezes ao dia apenas para checar se está tudo em ordem. Quem conta com sistemas com câmeras de segurança já pode ter a opção de monitorar o que está acontecendo pelo celular e aumentar ainda mais a tranquilidade.

Pronto, agora basta seguir os cuidados e dicas que apresentamos neste artigo para deixar suas viagens de férias mais tranquilas e seguras.

Aproveite que está aqui e fale conosco diretamente no seu Whatsapp! Vamos tentar? É só clicar na imagem abaixo: