5 serviços de oficina mecânica que conquistam qualquer cliente

 

O seu principal objetivo é aumentar o faturamento da sua empresa, certo? Então, alguns serviços de oficina mecânica devem ser oferecidos em seu negócio, já que são muito procurados pelos clientes e serão diferenciais importantes na disputa com a concorrência.

O principal deles são os reparos, sejam eles de menor porte ou mais complexos. Porém, outros serviços também despertam o interesse do consumidor, como a compra de produtos (pneus, por exemplo) e a troca de óleo, que são necessários para um bom funcionamento do veículo.

Confira neste artigo alguns serviços que podem melhorar os resultados da sua oficina mecânica, além de uma explicação básica sobre cada um. Vamos lá?

 

  1. REPAROS AUTOMOTIVOS

As colisões são comuns no trânsito. Assim, os reparos nos veículos são os principais serviços das oficinas mecânicas, e é importante que a sua mantenha o foco nessa área. No entanto, esse não deve ser o único produto, já que o cliente pode precisar de outros serviços em uma mesma visita.

Um diferencial é oferecer todos os tipos de conserto — desde os amassados, conhecidos popularmente como “martelinho de ouro”, até os mais complexos e que demandam um tempo maior. É preciso também garantir um atendimento personalizado, com um ambiente limpo e organizado, o que contribui para a fidelização do cliente.

 

  1. TROCA DE ÓLEO

O óleo do motor é um item fundamental no funcionamento do carro, já que ele lubrifica e limpa as superfícies internas desse componente. Não há um tempo definido para a sua troca, mas é comum que seja feita depois de 10 mil quilômetros rodados — esse número pode cair até 5 mil por conta das condições de pista e de direção.

A verificação pode ser realizada nas revisões ou no abastecimento, mas o carro deve estar desligado pelo menos cinco minutos antes e se encontrar em superfície plana. É comum que os condutores levem o veículo até a oficina para fazer a troca de óleo, mas o serviço deve ser ágil, especializado e com um bom preço.

 

  1. REVENDA DE PRODUTOS

Revender peças automotivas pode ser muito lucrativo, já que alguns itens são trocados obrigatoriamente depois de algum tempo de uso. É o caso dos pneus, que ficam desgastados ou podem furar. Vale destacar que conduzir com esse item em mau estado de conservação gera multa e pontos na carteira.

Outros produtos, como óleos lubrificantes, líquidos de arrefecimento e calotas, também são muito procurados pelos clientes. É importante fazer uma pesquisa sobre quais são as peças mais vendidas e colocá-las em sua oficina, mas sempre com marcas conhecidas e de boa qualidade, além da garantia.

 

  1. ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO

Esses dois serviços são periódicos e devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros rodados. Por isso, eles representam um faturamento garantido e não demandam altos custos e investimento em tempo para serem realizados. Apesar da grande concorrência, um bom atendimento pode assegurar uma fidelização do cliente.

Além da rodagem, o balanceamento também deve ser realizado após as trocas de pneu ou de roda, pois isso pode acarretar em trepidações na hora de dirigir. Portanto, ter esse serviço disponível aumenta as chances de o consumidor realizá-lo após a substituição, o que aumenta a margem de lucro.

 

  1. MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Antes de viajar, é obrigatório que o motorista faça uma revisão geral no carro, para prevenir possíveis problemas. Apesar de ser algo feito com frequência na própria garagem, alguns condutores procuram as oficinas para checar componentes como os freios, os pneus, o motor e a parte elétrica.

Em carros novos, é comum que o motorista faça a revisão obrigatória em autorizadas, por conta da garantia do veículo. Porém, em veículos mais antigos ou usados, a oficina mecânica se torna uma opção interessante, então oferecer esse serviço pode render um aumento no faturamento da empresa.

É fundamental que você ofereça garantia para esses serviços de oficina mecânica. Essa é uma das principais formas de fidelizar o cliente e abrir oportunidades de negócio no futuro, já que ele terá a certeza de que estará protegido em caso de problemas. Consumidores satisfeitos são fundamentais para um bom faturamento.

 

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