5 aplicativos de mecânica que vão facilitar a gestão da oficina

O cotidiano de uma oficina mecânica pode ser bem turbulento. O administrador, muitas vezes também é o dono e supervisor técnico de seus funcionários. Some a isso as exigências do setor financeiro como a necessidade de manter um controle de estoque, emitir notas fiscais, orçamento de entradas e saídas.

Mas você sabia que já existem soluções tecnológicas para esses problemas? Provavelmente está olhando para ela agora: o seu smartphone! Conforme os problemas persistiam, foram inventados inovadores aplicativos para oficina mecânica.

As soluções vão desde scanners que fazem diagnóstico até complexos serviços de gestão que o ajudarão a aumentar o faturamento. Confira agora 5 sugestões de serviços que serão bastante úteis no dia a dia da sua oficina:

Categorias de aplicativos para oficina mecânica

Embora este seja uma área de mercado bastante específica é possível encontrar soluções competentes. Neste post, apresentaremos 5 serviços divididos em duas categorias fundamentais: diagnóstico e gestão.

 

Diagnóstico

  1. Carrorama (Android)

Essa é a iniciativa da Multilaser para escanear e diagnosticar problemas no carro. Desde 2010, todos os carros de fabricação nacional são compatíveis a conexão de dispositivos que leem o OBD (On Board Diagnostics) — que nada mais é do que a central de diagnósticos veicular.

Para utilizá-lo você precisará adquirir o scanner OBD — na Multilaser — e instalar o aplicativo Carrorama by Multilaser — gratuito na Play Store. Primeiramente, você precisará parear o scanner ao seu celular via Bluetooth. Então, conecte o dispositivo OBD na entrada compatível do carro.

Depois, basta rodar um diagnóstico no aplicativo, que lerá as informações fornecidas pela central do carro. O processo é bem rápido e pode identificar mais de 1000 falhas, entre elas panes no sensor de temperatura do ar, injeção de combustível, transmissão e ignição.

Em relato da revista Quatro Rodas, foi apontado que ele diagnosticou falhas como um scanner profissional.

  1. Engie (Android e iOS)

O Engie é uma proposta israelense semelhante ao acima. Um dos diferenciais está em apresentar um dispositivo OBD e aplicativo compatíveis ao sistema operacional de dispositivos da Apple, o iOS. Para utilizá-lo o processo é idêntico ao Carrorama.

Você precisará comprar o scanner OBD compatível com o seu celular — para Android e para iOS — e baixar o aplicativo (gratuito) na marketplace do seu aparelho — Apple App Store ou Google Play Store.

Outro diferencial do Engie é a promessa da fabricante de que ele é capaz de identificar mais de 10.000 problemas, interpretando a central de bordo do veículo. Além disso, no site de compra, é possível verificar a compatibilidade do sistema com o seu carro. Eles afirmam que são compatíveis com a maioria dos carros movidos a gasolina fabricados a partir de 2002.

 

Gestão

  1. Estoque Fácil (Android)

Aqui iniciam os serviços voltados a aumentar a eficiência da sua oficina. O Estoque Fácil é uma iniciativa do Grupo Bezerra Oliveira Solução para Autopeças. Ele permite visualizar o estoque completo da distribuidora, com alterações em tempo real.

A explicação de Marcos Bezerra (Diretor Comercial do Grupo) é que essa solução permite ao cliente visualizar a disponibilidade de todos os produtos da empresa em tempo real, com riqueza de informações. Dessa forma, o lojista poderá comercializar um produto que nunca teve para deixar exposto na própria loja.

Para utilizar você precisará baixar o aplicativo disponível na Google Play Store (Gratuito) e, caso não tenha, solicitar a credencial de cliente ao e-mail, informando CNPJ e dados para contato.

  1. Catálogo Web (Universal)

É a mesma solução que a anterior, também desenvolvida e disponibilizada pelo Grupo Bezerra Oliveira. No entanto, aqui o acesso pode ser feito do navegador da maioria dos dispositivos com acesso à internet, como notebooks (Linux, Windows e Mac) e smartphones/tablets (Android e iOS).

A grande vantagem está no fato de não ser necessária a instalação de absolutamente nada. Você pode conferir o aprofundamento do serviço aqui e até mesmo providenciar o seu cadastro para acesso na base.

  1. On Motor (Universal)

Essa é a alternativa que vai digitalizar toda a sua oficina. Ela foi desenvolvida por uma família que possui uma oficina mecânica e por isso desde a concepção da ideia o sistema consegue compreender tão perfeitamente a gestão e o cotidiano de uma oficina. Quanto à compatibilidade: ela é universal. O sistema pode ser acessado por notebooks, tablets e smartphones.

Com a evidente evolução, hoje a empresa dispõe de alguns planos — V6, V8, V10 e V12. Clique no link anterior e confira as descrições de funcionalidades, do mais simples ao mais completo.

Essa é uma ferramenta bastante completa e consolidada no mercado. Ela otimiza o tempo gasto e permite até estreitar o relacionamento com o cliente com notificações do estágio do serviço. Vale ressaltar a página de Depoimentos de inúmeros clientes, donos de oficina, atestando a eficiência do serviço aliado ao aumento de produtividade e faturamento.

Quem pensa que as oficinas mecânicas e a tecnologia não conversam entre si, não poderia estar mais errado. A tendência crescente é de que os serviços se integrem, digitalizem e se atualizem. Seja pela transição de uma nova geração ou pela facilidade comprovada que essas soluções trazem para o nosso dia a dia.

E, então, achou bacana esses serviços e aplicativos de mecânica? Acredita que eles são úteis e podem contribuir no dia a dia da sua oficina ou de amigos? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude os seus colegas do ramo a aumentar a produtividade!

Precisando de algum produto? Clicando na imagem abaixo você pode falar com a Ramos e Copini diretamente no Whatsapp. Que tal tentar?